R. Humanística

Menu
« Voltar

Laboratório de Leitura

O Laboratório de Leitura (LabLei) surgiu na Escola Paulista de Medicina–Universidade Federal de São Paulo em 2003 como meio de fomentar a formação ética e humanística de futuros médicos, assim como forma de promover a humanização em profissionais da saúde.

Trata-se de uma atividade formativa que, partindo da experiência estética com os clássicos da literatura universal, promove uma riquíssima dinâmica de reflexão coletiva, redundando na ampliação de visão e revisão de atitudes, próprias de um movimento transformador de humanização.

Estudado cientificamente desde 2010, o LabLei começou a ser aplicado no ambiente corporativo desde 2012 com excelentes resultados. Empresas como Natura, Banco Santander, BB-Mapfre e Porto Seguro, entre outras, promoveram vários ciclos de LabLei. Recentemente, o ISE Business School, associado ao IESE, adotou-o como atividade constante para seus funcionários e em seus programas de formação (MBA, PMD e AMP), assim como nas ações de educação in company e programas customizados para empresas como Bradesco e Sicredi Pioneira. Laureado com o Prêmio Viva Leitura de 2014 e homenageado por diversas associações, a experiência do Laboratório de Leitura e seus efeitos humanizadores foi recentemente registrado e descrito através de um livro publicado em 2017 pela editora Martin Claret, intitulado A Literatura como Remédio: os clássicos e a saúde da alma, de autoria do Prof. Dr. Dante Gallian (EPM-UNIFESP), desenvolvedor da metodologia e fundador da Responsabilidade Humanística®.

Retiro Literário

Os Retiros Literários são atividades de imersão, onde os participantes se reúnem num final de semana ou feriado prolongado para uma experiência do Laboratório de Leitura, completando um ciclo nesse período. Pode ser realizado no espaço da Casa Arca, sede da Responsabilidade Humanística®, ou na “Vila do Sol”, em Gonçalves (sul de Minas Gerais).

Além do LabLei, também são incluídas outras atividades, como, por exemplo, caminhadas e oficinas variadas, proporcionando dias de imersão cultural como um todo, tendo como resultados principais o conhecimento pessoal e mútuo, excelente para a formação de equipes coesas e colaborativas