R. Humanística

Menu

Resultados e Eficácia

Desde 2010, os efeitos e resultados das ações propostas pela Responsabilidade Humanística® vêm sendo testados e estudados no contexto científico-acadêmico. Já são dezenas de trabalhos apresentados em forma de dissertação de mestrado, tese de doutorado e artigos científicos publicados em revistas indexadas internacionalmente, que demonstram que as atividades humanísticas apresentam um alto potencial humanizador, influindo como fator de promoção da saúde física e mental e elevando a percepção da qualidade de vida dos participantes nos cenários em que foram aplicadas.

Trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito especificamente corporativo apontam que tais ações propiciam:

  • Elevação da autoestima e do autoconhecimento dos participantes
  • Estimulação da consciência humanística por parte dos líderes e melhoria no processo da tomada de decisão, levando em conta não apenas os aspectos técnicos, mas também os valores éticos e humanos
  • Melhoria do nível de relacionamento, especialmente no contexto das lideranças
  • Ampliação do repertório cultural e humanístico no âmbito individual e coletivo
  • Ampliação de insights para o campo da criatividade e inovação
  • Promoção de um ambiente mais humanizado, cortês e intelectualizado
  • Queda do índice de absenteísmo e melhoria significativa do bem-estar social e mental
  • Elevação do índice de felicidade no ambiente de trabalho, além de trazer importantes contribuições para a vida pessoal e familiar
  • Elevação do índice de satisfação com a empresa que promove este tipo de ação

Avaliação

Baseada na densa e extensa experiência científica, a Responsabilidade Humanística® vem desenvolvendo alguns instrumentos de avaliação adequados para abordar a eficácia de suas ações, levando em consideração os objetivos mais amplos e profundos que propõe.

Neste sentido, ao buscar a humanização, os métodos de avaliação estão alinhados com abordagens qualitativas, que vislumbram um escopo envolvendo sentimentos, afetos, pensamentos e ações. Amparada pela abordagem etnográfica do ponto de vista empírico e pela fenomenológica do ponto de vista analítico, a Responsabilidade Humanística® prepara relatórios de avaliação que provêm de registros de campo, grupos focais e entrevistas em profundidade.